Connect with us

O que você procura?

Dicas

Dicas para seus filhos se divertirem, com segurança, na internet durante as férias escolares

Quando chegam as férias escolares, a atenção com os filhos deve ser redobrada. Mais tempo usando o computador, as crianças podem estar sujeitas a ataques virtuais, a qualquer momento.

É preciso que os pais estejam informados sobre essas ameaças para conseguirem proteger os seus filhos contra o cyberbullying e o cibercrime, oferecendo mais tranquilidade para a vida digital deles.

Para ajudar vocês, papai e mamãe, nessa tarefa, a Net Jacareí preparou um breve manual, visando tornar possível às crianças curtirem as férias, com segurança, também na internet. Confiram e fiquem mais tranquilos, enquanto seus filhos se divertem.

Instale um antivírus potente capaz de impedir o cibercrime

O cibercrime pode ser definido como a invasão à sua máquina por desconhecidos com o objetivo de roubar dados sigilosos. Esses criminosos agem por motivação financeira e fazem uso de diferentes recursos. Para proteger seu computador das diversas pragas digitais que eles criam (os vírus: cavalos de tróia, phishing, etc), é preciso instalar um bom antivírus, um anti-rootkit e anti-spyware.

Criar senhas mais seguras na rede da sua casa também ajuda na proteção. E-mail e conta em redes sociais também merecem uma senha segura.

É importante também orientar os seus filhos a não clicar em nenhum hiperlink, assim como a não responder ou abrir mensagens não solicitadas. Alerte os seus filhos sobre isso!

Peça às crianças que informem quando elas cometerem algum desses erros, por descuido ou distração. Assim não será tarde demais e sua máquina poderá ser recuperada.

Controle o acesso dos filhos na internet, reduzindo as horas diárias

Não se trata de proibir o acesso à internet, apenas reduzir o tempo de uso. Especialistas em segurança, pedagogos e psicólogos sempre alertam que as crianças precisam de regras e horários definidos para entrar na internet. Isso é importante para que a infância não fique restrita ao computador. O horário reduzido contribui para as crianças aproveitarem mais o bom que a vida na internet (e fora dela) oferece.

Conteúdo continua após a publicidade.

Fique atento e preocupe-se com o cyberbullying

Cyberbullying é diferente do cibercrime, pois é cometido por pessoas conhecidas. A intenção dessas é causar constrangimento para a vítima entre conhecidos. Trata-se de bullying virtual. Pelo menos 20% das crianças são expostas a situações desagradáveis, mensagens de assédio e de ódio, em redes sociais ou via e-mail.

Aconselhar seus filhos a não darem as suas senhas pessoais para os amigos é uma boa dica para evitar esse tipo de problema. Isso impede que a criança perca o controle sobre a sua página e tudo o que é publicado nela.

Outra dica importante é pedir para a criança lhe comunicar todo tipo de confronto, mesmo digital e com pessoas conhecidas. Quando se está por dentro de tudo que acontece com os filhos, os responsáveis podem salvar os ataques e comunicar a situação à escola e, se necessário, até à polícia.

A Net Jacareí, sempre preocupada em promover qualidade de vida, em seus canais de comunicação, busca propagar dicas para pais e filhos poderem usar a internet adequadamente e com segurança. Dentro de casa, nas ruas ou no trabalho, sempre que possível, tenha e promova um comportamento cuidadoso no ambiente virtual.

Texto selecionado como destaque pela editora educativa Twinkl na campanha sobre o Dia da Internet Segura.

Sugestões Para Você

Dicas

A Net Jacareí já está oferecendo, aos seus assinantes, o serviço “Ponto Extra”, que vai acabar com o problema de locais onde o sinal...

Dicas

Alguns de nós têm o hábito de compartilhar a internet com os vizinhos, mas você sabia que é perigoso fornecer a senha Wi-Fi de...

Sticky Post

Agora, a Net Jacareí está oferecendo aos assinantes o Wi-fi extra. Solução para quem reside em casas muito grandes ou com mais de 1...

Dicas

Se, antes da Pandemia, sua família já usava a internet muitas horas por dia, hoje passou a usar quase em tempo integral, cada um...