Connect with us

O que você procura?

Dicas

A busca pela Consciência Ambiental

Desde o estabelecimento da humanidade em sociedades, o homem vem impactando a natureza. Mas os processos ambientalmente mais impactantes surgiram com a Revolução Industrial, na Europa, nos séculos XVIII e XIX. As indústrias passaram a explorar muita matéria-prima e a poluir a atmosfera, ao mesmo tempo em que incentivaram a urbanização e a produção de lixo.

Desde a metade do século XX, as alterações climáticas em nosso planeta vêm se tornando tema de vários debates e artigos científicos. A observação do esgotamento de recursos naturais importantes e o registro de desastres ecológicos ficaram mais frequentes. Tudo isso devido às ações do ser humano. Sendo assim, atualmente, ter consciência ambiental tornou-se uma obrigatoriedade. Afinal, quem não deseja deixar um mundo melhor e mais saudável para as gerações futuras?

A Net Jacareí, empresa engajada na busca por iniciativas socioambientais responsáveis, destacou algumas mudanças urgentes em nosso comportamento em relação ao meio ambiente. A seguir, veja como é possível diminuir as pegadas ecológicas do homem no planeta:

Crie Consciência Ambiental

É da relação saudável do homem com a natureza que surge a consciência ambiental. É esse convívio que possibilita conhecer e entender o meio onde nós estamos inseridos. Saber como as ações humanas causam impactos a curto, médio e longo prazo, no meio ambiente, faz parte da busca por uma consciência ambiental. Isso engloba observar os danos e os tipos de poluição gerados por diferentes atividades.  O ser humano faz parte do meio ambiente e ele precisa saber que as agressões à natureza também vão atingi-lo.

Vale a pena lembrar que a consciência ambiental está diretamente ligada à preocupação com a sustentabilidade. Ser sustentável significa colocar em prática ações para preservar os recursos naturais. Sabe-se que o desenvolvimento do mundo depende da exploração do capital natural, mas ele é finito e já é possível vislumbrar um esgotamento. Sendo assim, um desenvolvimento apenas visando a lucratividade, sem se preocupar com os impactos, é autodestrutivo. O desenvolvimento sustentável se apoia em três pilares: social, ambiental e econômico. O objetivo é garantir o nosso bem-estar social, a manutenção dos recursos naturais para as gerações futuras e, ainda assim, possibilitar ganhos econômicos.

Desperte no outro a preocupação com o Meio Ambiente

Preocupar-se com questões ambientais é ter consideração com o planeta e com as outras pessoas. Mesmo estando ainda bem longe do ideal, o brasileiro tem, aos poucos, conquistado alguma consciência ambiental. Já enxerga os problemas ao redor, como os rios poluídos, o lixo excessivo nas ruas, a fumaça gerada por carros, recursos naturais se esgotando, alguns animais quase em extinção etc. Incomodar-se com esse tipo de situação é o primeiro passo na direção certa, mas é preciso muito mais. É preciso repensar de que forma nossa rotina provoca danos na natureza e propagar bons hábitos para os danos serem amenizados.

No futuro, para que a geração atual de crianças não conviva com problemas ambientais incontornáveis, as boas práticas em relação à natureza devem ser ensinadas, agora. E essa educação ambiental não cabe só à escola, mas também aos pais. Uma criança é o reflexo do comportamento de adultos próximos.  Em sua casa, invista nas pequenas ações diárias que retratam comportamento consciente. Evite o desperdício para não gerar mais lixo, use bolsas ecológicas nos mercados, poupe água e energia, combata o consumo exagerado, doe e possibilite o reuso das peças (roupas, móveis etc) que não têm mais utilidade em sua casa, pressione as indústrias por mudanças nos processos de produção etc. Se os jovens testemunharem esse tipo de comportamento, eles se tornarão adultos éticos e com consciência ambiental.

Consuma menos

Conteúdo continua após a publicidade.

Consumir é uma ação necessária para que nossa espécie sobreviva. Porém, precisamos parar e pensar quais são os itens realmente indispensáveis em nossas vidas. O consumo consciente está diretamente ligado à preservação ambiental. Isso porque consumir exageradamente causa uma superexploração dos recursos naturais, interferindo no equilíbrio do meio ambiente. É claro que o crescimento do número global de habitantes, nas últimas décadas, naturalmente, intensificou o consumo. Porém, existe uma desigualdade gritante entre o os grupos privilegiados economicamente – que consomem mais do que precisam – e a grande parte da população mundial – que sofre com a falta de recursos básicos. Quando enxergamos a sociedade desigual em que estamos inseridos, ficamos mais atentos à importância de diminuir o que é supérfluo para consumir de maneira mais consciente.

Recicle sempre que possível

O Brasil produz, diariamente, mais de 240 mil toneladas de lixo e isso é o principal agente causador da degradação ambiental por aqui, tornando a reciclagem um hábito fundamental para manter a saúde do planeta e das pessoas.

Infelizmente, a realidade mostra que o hábito de reciclar ainda não é significativo no brasileiro. Das 240 mil toneladas de lixo geradas todos os dias, somente 2% é encaminhada para a reciclagem, enquanto 45% poderia ser reciclada. A reciclagem reduz o lixo dos aterros sanitários, evita a poluição do ar e desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e contaminações do solo e da água. Sem mencionar os postos de trabalho que são abertos para desempregados terem a chance de sustentar suas famílias.

A Net Jacareí, em seus canais de comunicação, busca propagar e incentivar a consciência ambiental. Deseja que a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade se intensifique e seja constante no dia a dia do brasileiro. Acredita que só a transformação dos hábitos diários, seja dentro de casa, nas ruas ou nas empresas, poderá ajudar a reduzir os efeitos negativos do homem na natureza.

Sugestões Para Você

Dicas

A Net Jacareí já está oferecendo, aos seus assinantes, o serviço “Ponto Extra”, que vai acabar com o problema de locais onde o sinal...

Dicas

Alguns de nós têm o hábito de compartilhar a internet com os vizinhos, mas você sabia que é perigoso fornecer a senha Wi-Fi de...

Sticky Post

Agora, a Net Jacareí está oferecendo aos assinantes o Wi-fi extra. Solução para quem reside em casas muito grandes ou com mais de 1...

Dicas

Se, antes da Pandemia, sua família já usava a internet muitas horas por dia, hoje passou a usar quase em tempo integral, cada um...