Alguns de nós têm o hábito de compartilhar a internet com os vizinhos, mas você sabia que é perigoso fornecer a senha Wi-Fi de sua casa?
O tema é polêmico: “Se o sinal de Wi-Fi é meu, posso distribuir a senha para os vizinhos?”, “Posso compartilhar internet com o vizinho e dividir a mensalidade com ele?”.
Algumas dessas dúvidas são discutidas até nos tribunais, mas a resposta é: compartilhar internet traz uma série de riscos e inconvenientes.
O compartilhamento de sinal de Wi-Fi pode parecer uma iniciativa de generosidade, envolver questões financeiras ou até ser uma decisão ideológica. Porém, compartilhar sua internet com os vizinhos pode trazer diversos problemas para você e sua conexão, afetando diretamente sua navegação.
Para ajudar você a entender melhor o motivo, a Net Jacareí listou os três principais problemas que o usuário pode ter. Confira:
1. Pode prejudicar a velocidade da sua internet
Quando você contrata um plano de internet, vários fatores são levados em consideração para a seleção da melhor velocidade que atenderá as suas necessidades.
Um desses fatores é a quantidade de dispositivos que vai usá-la. Ao compartilhar sua internet, mais pessoas estarão utilizando o plano contratado. Isso significa mais dispositivos conectados e maior divisão da banda disponível, o que deixará a navegação mais lenta.
2. Pode afetar a segurança dos seus dados
O compartilhamento de internet normalmente coloca todos os seus equipamentos (TV, celular, notebook) em uma única rede, onde compartilham informações entre si.
Se compartilhar a sua internet, você possibilitará que outras pessoas tenham acesso aos seus equipamentos, colocando sua privacidade em risco e enfraquecendo a segurança da rede.
3. Pode gerar problemas legais
O compartilhamento de internet é uma prática ilegal e pode gerar problemas mais sérios com a polícia. Isso acontece porque a internet da sua casa possui um número de identidade chamado de IP, que é de uso exclusivo para o seu endereço.
Ao compartilhar sua internet com o seu vizinho, ele irá usar o seu número de IP. Caso a polícia venha a descobrir que ele cometeu esse crime virtual, você também pode ter que responder pelo crime, uma vez que o IP que ele usou está registrado em seu nome.
Enfim, o compartilhamento do sinal de internet, inclusive quando há uma ajuda de custo, é ilegal, salvo raras exceções. Disponibilizar a rede para o vizinho que mora no mesmo edifício, condomínio ou bairro, bem pertinho de você, não é permitido, segundo as regras da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.
É possível evitar todos esses problemas. Basta não compartilhar a sua internet. Vale a pena registrar também que é importante utilizar senhas Wi-Fi mais seguras, que possuam ao menos 8 dígitos, misturando números com letras.
O fato é que, quando contratamos um serviço de internet, queremos navegar com tranquilidade, velocidade e qualidade, além de buscarmos segurança e um bom custo-benefício.
Se você compartilhar sua internet, gratuitamente ou mediante pagamento, terá a qualidade da sua conexão comprometida, a segurança das suas informações/dados afetada e poderá ser responsabilizado por crimes cibernéticos.
Agora que você já sabe quantos riscos corre ao compartilhar sua internet, mude esse hábito.