Connect with us

O que você procura?

Atendimento

Como vender na Internet

O hábito de compras dos consumidores mudou e, assim, tornou-se necessário adaptar-se à essa nova forma de comprar, visando garantir o melhor desempenho ou até a sobrevivência das empresas. 

Vender na internet é mais fácil do que as pessoas imaginam. Existem passos específicos, mas simples, para entrar no mercado digital.

Fazer uma boa gestão, desde o início, é essencial para promover uma loja virtual com sucesso… E isso é possível, sem sofrimento. A seguir, listamos seis dicas detalhadamente.

1.DEFINA O PRODUTO

O primeiro passo é saber exatamente o que você vai oferecer/vender.

Para conseguir definir o seu produto (e saber melhor como vendê-lo na internet), vale a pena focar em um hobby ou estilho de vida: se for sobre gastronomia, tentar investir em vídeos de receitas; se for sobre musculação, elaborar dicas de exercícios. Nesses dois casos, ajudará também ficar claro a quais segmentos de público o conteúdo se dirige. 

2. FAÇA O PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO

Após definir o produto, saber como vender na internet fica muito mais simples. No entanto, para estruturar e começar a promover a loja virtual de seu produto, é necessário pesquisar e planejar tudo que está relacionado ao seu empreendimento. Responda as seguintes perguntas:

Quem é o público-alvo? 

Qual é a situação do mercado em que seu produto vai atuar? 

Conteúdo continua após a publicidade.

Quem são os seus concorrentes? 

Quais recursos disponíveis para investimento?

Qual o diferencial da sua loja virtual?

3. DEFINA O PÚBLICO-ALVO E A PERSONA

É preciso saber para quem seus produtos serão oferecidos. Por isso, definir o seu público-alvo e a sua persona é essencial para programar todas as suas ações. 

Público-alvo simboliza a sua audiência de modo geral. Com os dados colhidos, você consegue descobrir a idade, o gênero, a localização, a escolaridade, a classe social dos seus clientes. 

Já a persona representa o cliente ideal do seu negócio. É ela quem traz detalhes específicos sobre cada consumidor dos seus produtos e serviços. Mas é a definição do público-alvo, que dá uma noção para criar a persona, o personagem semifictício do cliente ideal. 

4. ESCOLHA A PLATAFORMA DE VENDAS

Escolher uma plataforma de vendas é um passo muito importante para promover sua loja virtual. A plataforma, normalmente, já inclui o sistema de pagamento, a infraestrutura necessária e a segurança para os clientes pagarem com confiança. A plataforma WordPress, por exemplo, oferece inúmeros temas para que as lojas virtuais sejam interativas e atraiam os seus consumidores. 

5.DEFINA AS FORMAS DE PAGAMENTO

Conteúdo continua após a publicidade.

Há três tipos de formas de pagamento que você pode utilizar:

Intermediadores: são empresas que terceirizam o pagamento dos clientes. Um grande exemplo é o PagSeguro; 

Gateways: são as ferramentas já presentes nas lojas virtuais, mas que são administradas por bancos; 

Integração direta: é um sistema capaz de conectar a sua loja virtual com as operadoras de cartão Cielo e Rede. 

6. DEFINA AS POLÍTICAS DE ENVIO, TROCA E DEVOLUÇÃO DOS PRODUTOS

É preciso definir também boas políticas de troca e devolução de produtos. Afinal, quando não fica bem definido, alguns clientes insatisfeitos podem entrar com processos judiciais em defesa do consumidor. Mas mais importante que evitar esse tipo de problema, é a satisfação de seu cliente.

A logística do envio e da entrega de produtos também deve ser avaliada no momento de promover loja virtual. Para isso, leve em conta os seguintes fatores: recebimento dos produtos; estoque de todos os itens;  envio dos pedidos para as transportadoras; rastreamento dos produtos enviados; controle de entregas nas mãos dos clientes.

Estar de acordo com as políticas de envio e devolução é extremamente importante para a loja virtual manter a satisfação do cliente.

Existem outros detalhes importantes para o seu negócio virtual dar certo.

Contrate profissionais que realmente sabem fazer o que você precisa. Se o seu objetivo é promover sua empresa por meio de conteúdos, contrate redatores. Se deseja um layout muito especial para a sua loja virtual, contrate um designer. Ou seja, tenha especialistas em sua equipe. 

Conteúdo continua após a publicidade.

Lembre-se que o universo digital dispõe de ferramentas que ajudam vender na internet.  É possível anunciar os seus produtos utilizando essas ferramentas, o que costuma resultar em promoção de vendas bem elaborada. Investir no Google Ads, a plataforma de anúncios pagos do próprio Google, por exemplo, faz sua loja aparecer nas primeiras buscas do Google, entre outros buscadores online. 

Se você tem uma boa ideia e não sabia por onde começar, agora já não tem mais desculpas. É hora de arregaçar as mangas e criar sua loja virtual, mas não esqueça de contratar uma internet banda larga de qualidade. Conheça os planos da NetJacareí e se surpreenda!

Acompanhe dicas e tendências do mundo virtual em nosso blog.

Sugestões Para Você

Sticky Post

Desde o estabelecimento da humanidade em sociedades, o homem vem impactando a natureza. Mas os processos ambientalmente mais impactantes surgiram com a Revolução Industrial,...

Dicas

Hoje, 05 de Junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre...

Dicas

Se, antes da Pandemia, sua família já usava a internet muitas horas por dia, hoje passou a usar quase em tempo integral, cada um...

Dicas

No ano passado, logo em março, diversas companhias adotaram o trabalho a distância para manter suas operações em pleno funcionamento, diminuindo a exposição dos...