Connect with us

O que você procura?

Segurança

Você sempre deixa o carregador do seu celular na tomada?

Saiba que isso pode ser reduzir a vida útil do seu aparelho e até ocasionar um acidente doméstico.

A seguir, vamos te explicar o porquê isso não é recomendado pela Anatel.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, regulamenta as produtos e atividades dos setores de telefonia fixa e móvel, banda larga fixa e TV por Assinatura.

Isso quer dizer que ela determina, por exemplo, que um fabricante deva fazer uma série de testes de segurança antes do produto entrar no mercado.

No caso dos carregadores de celulares, eles passam por um ensaio de “carga prolongada”, no qual são deixados na tomada por 28 dias seguidos. Nesse período, não podem pegar fogo e nem produzir choque elétrico, mas vale ressaltar que esses testes sempre exigem o máximo dos aparelhos e o ideal é não reproduzir esse período de testes em casa.

Sabemos que muita gente mantém o carregador na tomada o dia todo, pois isso realmente facilita a vida das pessoas. Assim, o carregador fica em um local fixo sem que ele se perca pela casa, além da praticidade de somente plugar o celular nele quando precisar.

O problema é que o carregador não foi feito para ficar conectado por tanto tempo. Ele pode ser danificado pelas oscilações da rede elétrica, principalmente quando há picos ou quedas de energia, reduzindo a vida útil dele consideravelmente! Sem contar que você aumenta o consumo de energia e o risco de acidentes domésticos, já que ele fica na tomada por muito mais tempo do que é exigido nos testes de fabricação.

O que é diferente de outros aparelhos que são fabricados para ficarem o tempo todo conectados na rede elétrica, como geladeira, televisão e até mesmo um roteador de Internet.

E tem mais: a Anatel instrui a não utilização de carregadores em banheiros ou em lugares úmidos, assim como evitar submetê-los a temperaturas extremas.

Ah, mais uma informação pertinente ao tema:

Conteúdo continua após a publicidade.

Por conta da posição geográfica do país, situado em zona tropical onde o clima é mais quente e mais propenso à formação de tempestades, o Brasil é campeão em raios no mundo!

São cerca de 50 milhões no ano 😱, segundo o INPE/MCTCI.

Mais um motivo para mudar o hábito de manter o carregador na tomada!

Então, se o celular terminou de carregar, tire tudo da tomada! 😉

 

Gostou dessa dica? Acesse blog da Net Jacareí e fique por dentro das novidades!

 

Fonte: Anatel – anatel.gov.br/consumidor – Anatel explica – ed. 76

Sugestões Para Você

Dicas

A Net Jacareí já está oferecendo, aos seus assinantes, o serviço “Ponto Extra”, que vai acabar com o problema de locais onde o sinal...

Dicas

Alguns de nós têm o hábito de compartilhar a internet com os vizinhos, mas você sabia que é perigoso fornecer a senha Wi-Fi de...

Sticky Post

Agora, a Net Jacareí está oferecendo aos assinantes o Wi-fi extra. Solução para quem reside em casas muito grandes ou com mais de 1...

Dicas

Se, antes da Pandemia, sua família já usava a internet muitas horas por dia, hoje passou a usar quase em tempo integral, cada um...