Connect with us

O que você procura?

Dicas

Saiba como contratar um plano de acordo com o seu consumo de internet

Se, antes da Pandemia, sua família já usava a internet muitas horas por dia, hoje passou a usar quase em tempo integral, cada um com suas atividades diárias, que vão desde compromissos (aulas online ou trabalho home office) até entretenimento (filmes e séries no Netflix ou jogos online) – o que também impacta diretamente o consumo de internet fixa.

Principalmente nessa nova realidade que inúmeras famílias estão vivendo, fica difícil deixar de observar que, muitas vezes, surgem quedas consideráveis na conexão da internet contratada.

O isolamento social mostrou a todos o quanto é importante ter em casa um serviço de internet de qualidade. Muitas pessoas que não tinham Banda Larga buscaram por esse serviço, assim como por melhores planos.

Mas afinal, como escolher um plano que atenda melhor às necessidades de toda a família? Como calcular o consumo de internet para escolher o melhor plano?

COMO CALCULAR O CONSUMO DE INTERNET EM SUA CASA

1. QUANTAS PESSOAS UTILIZAM A MESMA CONEXÃO EM SUA CASA?

Quando contratamos um plano de internet fixa e dividimos com mais pessoas, utilizando mais de um aparelho conectado ao mesmo tempo, a velocidade de Banda Larga também será dividida entre os usuários. Por exemplo, se uma família com 4 pessoas tiver uma Internet de 100 megabits e todas se conectarem simultaneamente, cada usuário receberá parte desse volume em seu dispositivo. Para aqueles que basta acessar o Youtube, baixar músicas, ouvir música online, enviar e receber fotos e vídeos em redes sociais, a velocidade de internet ideal pode ser 30 megabits. Mas vale sempre lembrar da quantidade de usuários.

2. QUAL É O USO QUE SE FAZ DA INTERNET FIXA EM SUA CASA?

Não é preciso investir em uma internet com muita velocidade para fazer coisas simples, como acessar e-mail e redes sociais. Nesses casos, uma Internet de 100 megabits seria desnecessária. Mas para usuários mais ativos, que utilizam plataformas de videoconferência, arquivos e documentos na nuvem, além de realizar downloads de vídeos em HD, assistir filmes ou séries no Netflix e jogar online, serão necessários, no mínimo, 50 megabits para se ter um serviço com velocidade, qualidade e sem travamentos.

3. QUE TIPO DE PLANO SUA FAMÍLIA PRECISA EM SUA CASA?

A Internet chega inteira na sua casa, de acordo com o plano contratado, através do cabo de fibra óptica. Se for contratado um plano de 50 megabits, esse volume de Internet chegará pelo cabo, mas será distribuído pelo roteador, via wi-fi, para todos os aparelhos. O volume total de 50 megabits será dividido por todos os aparelhos que usam a Internet. Sendo assim, o ideal é calcular a soma dos aparelhos e o consumo de cada um.

  • O celular que a filha adolescente usa para ficar conversando com as amigas consome 5 Mb;
  • O celular usado por cada um dos pais consome 5 Mb cada, ou seja, 10 Mb;
  • Os downloads de jogos que o filho caçula faz em seu computador gamer consomem 20Mb;
  • A TV no quarto de um dos filhos, ligada para assistir séries, consome 10 Mb;
  • A TV na sala, que os pais ligam para assistir filmes ao menos nos finais de semana, consome 10 Mb.

Nessa situação hipotética, o uso simultâneo dos vários aparelhos somará o consumo aproximado de 55 megabits. Entretanto, nessa soma, não foram levados em consideração os computadores que poderiam ser usados pelos filhos (aulas online) e pelos pais (trabalho home office), acessando plataformas de videoconferência, diariamente.

Por isso, caso a família tenha contratado um plano de 50 megabits, é bem provável que haverá reclamação sobre a série estar sempre carregando, o jogo estar sempre travando e o acesso à internet pelo computador ou celular estar sempre lento.

Vale a pena ainda registrar que as instabilidades da conexão wi-fi, como quedas ou lentidão, podem não ser só resultado da velocidade de entrega no cabo ou do número de usuários. É importante salientar que a entrega de 50 megabits no cabo não significa 50 megabits de navegabilidade no wi-fi, pois existem as barreiras físicas, os limites dos aparelhos, a distância do roteador etc. Tudo isso precisa ser avaliado porque também interfere na navegabilidade.

Conteúdo continua após a publicidade.

Por todos os motivos citados acima, antes de selecionar o plano ideal para a sua família, é preciso avaliar a forma como a internet é utilizada, além do número de pessoas que utiliza a mesma conexão, e não apenas o valor final da conta.

Agora que sabe como calcular o consumo de internet em sua casa, você já pode contratar o plano certo para a sua família, aquele que atende a todos os aparelhos usados na casa.

Para oferecer a estrutura que sua família precisa, experimente a internet de fibra óptica e banda larga da NET JACAREÍ. Conheça os planos que viabilizam o uso da internet de sua casa, sem qualquer dor de cabeça. Aqui você encontra internet ultrarrápida e de qualidade.

Sugestões Para Você

Dicas

A Net Jacareí já está oferecendo, aos seus assinantes, o serviço “Ponto Extra”, que vai acabar com o problema de locais onde o sinal...

Dicas

Alguns de nós têm o hábito de compartilhar a internet com os vizinhos, mas você sabia que é perigoso fornecer a senha Wi-Fi de...

Sticky Post

Agora, a Net Jacareí está oferecendo aos assinantes o Wi-fi extra. Solução para quem reside em casas muito grandes ou com mais de 1...

Internet

O Dia Internacional da Internet Segura (ou Safer Internet Day, no original em inglês), fundado pela INSAFE – rede de organizações patrocinada pelo programa Safer...