Connect with us

O que você procura?

Dicas

Saiba como medir corretamente a velocidade da sua internet

O teste de velocidade – também conhecido como speed test – é uma ferramenta usada para verificar se a velocidade da internet está adequada ao contrato com a operadora.

Porém, para verificar se a velocidade de internet contratada está sendo entregue, é preciso entender os resultados medidos.

É importante salientar que para medir a velocidade da internet, a ferramenta identifica qual é a localização e o IP do usuário. A partir disso, ela escolhe o servidor mais próximo onde testará sua conexão.

Portanto, a seguir, vamos apresentar como funciona e deve ser feito o teste de velocidade, além de alguns conceitos importantes.

Saiba como acontece a análise da velocidade da internet

. Primeiro o sistema solicita ao servidor o download de um pequeno arquivo, avaliando o tempo de deslocamento da solicitação, ou seja, a latência (ping).

. Depois, baixa diversos arquivos para definir a rapidez dos downloads.

. Por último, envia pacotes de dados para determinar a taxa de upload.

Vale a pena registrar que, devido a algumas particularidades dos navegadores, resultados de download e upload podem apresentar até 20% de margem de erro.

Conheça o significado de termos que fazem parte do teste de velocidade

Conteúdo continua após a publicidade.

. Velocidade Instantânea: resultado do download e do upload em tempo real, ou seja, no momento em que o teste é feito.

. Velocidade Média: média dos testes feitos pelo usuário no mês.

. Perda de Pacotes: conexão muito baixa ou com falhas, afetando a entrega correta dos dados do teste.

Que tal fazer o teste de velocidade de sua internet, ainda hoje?

Basta seguir os passos abaixo:

1- Providencie um cabo para conectar o computador ou notebook diretamente no roteador/modem, pois a rede WiFi pode sofrer interferências locais. Isso acontece porque o acesso da internet sem fio ocorre via radiofrequência e, além de não aproveitar plenamente a largura de banda, outros equipamentos que também trabalham com radiofrequência nas proximidades podem influenciar no desempenho, caso não estejam configurados de forma correta.

2- Outro ponto importante a se observar é que nem todos os dispositivos móveis possuem a capacidade de se conectar em uma rede 5.8Ghz, que proporciona uma maior velocidade de conexão, porém trabalham com um alcance menor em relação a rede 2.4Ghz. Com isso, não há garantia de que o dispositivo móvel reconhecerá toda a banda contratada, mesmo que o roteador/modem seja compatível com o plano contratado.

3- No momento da medição, todos os demais aparelhos que se conectam à Internet devem estar desconectados, pois vários aparelhos conectados podem consumir a conexão mesmo quando não estão sendo utilizados, o que pode prejudicar o resultado da sua medição.

4- Também é recomendável, no momento da medição, fechar as outras janelas do seu navegador no computador ou notebook, assim como certificar-se de não estar realizando algum download ou upload, para que o resultado seja o mais preciso possível.

5- Após esses passos, você deverá acessar algum site de medição de velocidade de internet. Sugerimos o site https://www.speedtest.net/pt, o https://fast.com/pt (que também é usado pela Netflix) ou o site oficial da Anatel www.brasilbandalarga.com.br.

Conteúdo continua após a publicidade.

Após realizar o teste, é hora de entender os resultados!

Você verá algumas informações, como IP, o navegador que está sendo utilizado, a versão do sistema operacional e, por fim, três dados bem importantes: a latência (ping) e as velocidades de download e upload.

Os usuários que jogam online já estão acostumados com a latência — e provavelmente a conhecem como ping. Ela nada mais é do que o tempo de reação da conexão: quanto tempo você vai receber uma resposta depois de enviar um pedido. Quanto mais rápido o tempo de latência, melhor, pois significa que a sua conexão está bem responsiva. A latência é medida em milissegundos.

Já a velocidade de download é a velocidade utilizada pelo servidor para mandar dados para o usuário. Geralmente, as conexões são projetadas para ter um download mais rápido do que o upload, uma vez que a maioria das atividades online (carregar páginas, fazer streaming de vídeos etc.) é composta por downloads. Atualmente, a maioria das empresas mede a velocidade de download por megabits por segundo (Mbps). Assim, se a sua internet é de 25 MB, é normal que o download fique por volta de 3 Mbps.

E a velocidade de upload é aquela em que você envia dados para outras pessoas, ou seja, quando você precisa enviar um arquivo grande por e-mail, por exemplo. O mesmo vale para chamadas de vídeo.

Então, assim que o teste de conexão estiver finalizado, você deve comparar as informações com aquelas que constam no plano de internet contratado, verificando se está tudo dentro dos parâmetros. Só assim você poderá conferir se o resultado do teste está em conformidade com o que foi acordado com a operadora .

Mais uma vez, com o objetivo de proporcionar a melhor experiência no acesso à internet, a Net Jacareí faz questão de compartilhar informações úteis que beneficiam os seus assinantes. Esperamos que você aproveite!

Faça o teste e, caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco: https://netjacarei.com.br/

Sugestões Para Você

Dicas

A Net Jacareí já está oferecendo, aos seus assinantes, o serviço “Ponto Extra”, que vai acabar com o problema de locais onde o sinal...

Dicas

Alguns de nós têm o hábito de compartilhar a internet com os vizinhos, mas você sabia que é perigoso fornecer a senha Wi-Fi de...

Sticky Post

Agora, a Net Jacareí está oferecendo aos assinantes o Wi-fi extra. Solução para quem reside em casas muito grandes ou com mais de 1...

Dicas

Se, antes da Pandemia, sua família já usava a internet muitas horas por dia, hoje passou a usar quase em tempo integral, cada um...