Você já ouviu falar em roteadores “Mesh”? Como essa tecnologia é relativamente recente no país, para aumentar o alcance da rede Wi-Fi, muitas pessoas ainda optam por repetidores de sinal ou até mesmo um segundo roteador.
Uma das grandes vantagens do roteador, “Mesh” ou “malha” em uma tradução bem simples, é que consegue eliminar os “pontos cegos”, que são aqueles locais onde o sinal de internet é fraco ou até mesmo inexistente.
Conheça oito dicas de como melhorar o sinal de Wi-Fi!
Além disso, ele tem a capacidade de captar o sinal principal e enviar para todos os ambientes de forma equilibrada e estável.
Então, se você está precisando ampliar ou melhorar o alcance da sua internet na sua casa ou escritório, vale a pena conhecer melhor os benefícios dessa nova tecnologia. Veja:
Benefícios dos roteadores Mesh
– Automáticos e inteligentes: roteadores “Mesh” se comunicam entre si e escolhem o melhor caminho para que o sinal do roteador encontre seu computador, tablet ou celular. E no caso de algum deles ficar “offline”, o próprio roteador se encarrega de encontrar o dispositivo mais próximo para enviar o sinal;
– Opções: já é possível comprar aqui mesmo no Brasil vários tipos desse roteador (veja abaixo);
– Distribuição: esse tipo de roteador consegue controlar automaticamente a distribuição da conexão na rede conforme a necessidade do usuário. Ele pode dar prioridade, por exemplo, para um dispositivo que esteja usando um serviço de streaming como jogos ou filmes;
– Controle: alguns modelos disponibilizam a criação de redes para visitas e perfis diferenciados com uma quantidade pré-definida de sinal. Você pode, por exemplo, cortar o sinal de Internet dos seus filhos após um número “X” de horas ou limitar o sinal para um determinado dispositivo.
– Expansão: mudou para uma casa maior? Sem problemas, basta adicionar mais dispositivos “mesh” na mesma rede pelos ambientes;
– Design: esses dispositivos são modernos e elegantes e não interferem na estética do ambiente. Além disso, apenas um deles precisa ficar conectado ao modem e os restantes precisam apenas de uma tomada, sem a necessidade de cabos ou antenas.
A única desvantagem é que, por enquanto, o preço desses aparelhos ainda é mais elevado se comparado aos roteadores e repetidores de sinal mais comuns. Eles custam, dependendo do modelo, entre R$ 496,00 a R$ 1.850,00.
Opções de roteadores Mesh disponíveis no mercado:
1 – Multilaser Cosmo AC1200 (RE010)
3 – Tenda MW3
4 – TP-Link Deco M4
6 – D-Link Covr
7 – Tenda MW6
8 – TP-Link Deco M5
Gostou? Lembrando que os problemas de sinal com Wi-Fi nem sempre estão ligados diretamente à qualidade de sinal fornecida pelo seu provedor. Muitos desses problemas podem estar relacionados à posição do roteador. A existência de muitos obstáculos como portas, paredes e aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas também podem prejudicar a qualidade do sinal.