“Golpes com cartões de crédito dobram em meio à pandemia e a atenção dos consumidores precisa ser redobrada” – Quantas vezes você já leu notícias similares a essa? Nesse período de pandemia, com o aumento do comércio eletrônico, as ações de golpistas se tornaram mais frequentes.
Reclamações relacionadas a cobranças ou saques não reconhecidos cresceram mais do que o dobro, de março a julho deste ano, comparado ao mesmo período de 2019.
Os números subiram de 1.154 para 2.445, apontando uma alta de 111,8%, segundo dados do Consumidor.gov, portal que realiza as intermediações de conflitos da SENACON – Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Esse aumento de fraudes fez com que o Governo Federal e outras entidades lançassem a campanha #FiqueEsperto para alertar usuários sobre segurança e tentativas de golpes na internet. Entre os órgãos apoiadores, está a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, autarquia vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom). Como suporte à campanha, foi criado o portal https://fe.seg.br, que concentra todas as dicas e informações sobre o tema.
Nesse portal, há orientações aos usuários quanto às medidas para proteger suas contas e senhas, dicas para preservar seus dados pessoais, cuidados a serem tomados em mensagens com links e aplicativos que se fazem passar por outros.
A Net Jacareí, em apoio a essa campanha, lançou a #FiquedeOlho, com o objetivo de intensificar a propagação de informações importantes.
Você sabe o que deve evitar ao criar senhas?
- Evite nomes de pessoas próximas, datas e, principalmente, combinações que possam ser facilmente adivinhadas, como abcd ou 1234. Você também pode incluir letras maiúsculas no meio de letras minúsculas ou mesclar números e letras. Essa alternativa oferece maior grau de dificuldade para as suas senhas.
- Nunca use a mesma senha em diversos serviços. Cada serviço exige uma senha de grau de importância e dificuldade diferentes. Isso significa que é recomendável que sua senha do banco ou do seu cartão não seja repetida em outros serviços, como no wi-fi da sua casa, que você fornece para seus visitantes.
- Sempre habilite o mecanismo de dupla autenticação fornecido, seja para acessar seu WhatsApp, e-mail e até suas redes sociais. Isso implica em você ter que usar outro serviço concomitante ao que você está querendo acessar, dependendo do tipo de autenticação que cada plataforma utiliza. Após habilitá-lo, você pode receber uma mensagem, no seu celular, perguntando se é você que está tentando entrar na sua rede social ou um SMS, com um código, para ser inserido ao acessar seu e-mail. Isso dificulta qualquer fraude, pois mesmo se descobrirem sua senha, não conseguirão acessar sua conta.
Saiba como você pode proteger as suas senhas:
- Você pode utilizar um aplicativo de gestão de senhas, guardar em um arquivo criptografado ou até mesmo anotar em papel, desde que o guarde em local seguro.
- Nunca forneça senhas ou códigos de segurança por telefone ou como respostas às mensagens, mesmo quando a fonte parecer confiável.
- Nunca forneça seu cartão com senha a nenhum motoboy que alegue trabalhar no seu banco. Observe que, frequentemente, bancos e entidades financeiras lançam campanhas esclarecendo a população que não fazem esse tipo de abordagem.
Acompanhe as dicas com a #FiquedeOlho ou #FiqueEsperto.
As dicas também podem ser visualizadas por meio das mensagens de texto e e-mails que serão enviados, mensalmente, aos usuários de serviços de telecomunicações.
Fonte: Fdr – https://fdr.com.br/2020/11/03/golpes-com-cartao-de-credito-dobram-em-meio-pandemia-e-atencao-dos-consumidores-precisa-ser-redobrada/