Connect with us

O que você procura?

Dicas

Plataformas de arquivamento em nuvem – saiba mais sobre os benefícios dessa tecnologia para as empresas

No post de hoje, a Net Jacareí vai apresentar os tipos e os benefícios das plataformas de arquivamento em nuvem, especialmente para as empresas.

arquivo em nuvem

A era digital provocou uma série de mudanças que atingiu toda a sociedade, incluindo o mundo corporativo. Por isso, hoje, testemunhamos empresas de todos os segmentos substituindo os processos manuais pelos mecanizados.

A utilização de soluções tecnológicas que visam melhorar o desempenho de variadas atividades cotidianas vem se tornando cada vez mais comum.

Não há indivíduo ou empresa que não seja impactado por essa transformação. E essa mudança de mentalidade levou as empresas buscarem por modernização, na tentativa de acompanharem os avanços tecnológicos que não param de surgir.

É nesse cenário que as plataformas em nuvem vêm ganhando espaço e transformando a rotina administrativa do ambiente empresarial. Trata-se de um recurso que otimiza os processos operacionais das empresas.

A utilização dos sistemas em nuvem tornou a rotina das empresas mais eficiente. Já faz parte do dia a dia de milhares de empresas o compartilhamento e edição de arquivos na nuvem, via OneDrive, Dropbox, Google Drive, Box.net etc.

Trabalhar com um sistema em nuvem possibilita o acesso remoto e seguro a recursos localizados em um servidor externo. Dessa forma, banco de dados, sistemas operacionais, assim como os arquivos elaborados e gravados nos mais diversos formatos não precisam ser armazenados, fisicamente, em discos rígidos.

Nesta publicação, a Net Jacareí vai apresentar os tipos e os benefícios das plataformas de arquivamento em nuvem. Confira!

Tipos de plataformas em nuvem disponíveis no mercado

Nuvem Pública – É o modelo mais usado, pois funciona integrada ao software como serviço (SaaS) e aumenta a capacidade de armazenamento. Esse provedor online disponibiliza recursos relevantes para os seus clientes, por meio de camadas de acesso restritas. Benefícios: custos controláveis e reduzidos; disponibilidade imediata; escalabilidade; recursos sob demanda; segurança garantida.

Nuvem Privada – Modelo que atende às demandas de uma única empresa e pode ser implantada internamente para assistir filiais, parceiros de negócios, ou ser disponibilizada por um provedor exclusivo. Essa estrutura de dados própria proporciona todas as vantagens da nuvem pública sem ser compartilhada com outras instituições. Benefícios: controle exclusivamente interno de recursos e servidores; maior nível de confiabilidade e segurança; possibilidade de usar recursos para gerenciar e proteger a própria nuvem; suporte constante ao usuário.

Conteúdo continua após a publicidade.

Nuvem Híbrida – Modelo que combina as duas modalidades anteriores para desempenhar serviços diferentes dentro da empresa. Enquanto a nuvem pública permite maior escalabilidade do que a privada, a híbrida é mais indicada para armazenar dados sensíveis. Sendo assim, de acordo com as demandas do negócio, utiliza-se os recursos que a combinação disponibiliza. Benefícios: controle de custos; flexibilidade de uso; gerenciamento técnico; possibilidade de mudar entre os dois tipos (nuvem pública e a privada), de acordo com a demanda operacional.

Entre as plataformas existentes, uma pode ser a mais adequada para as demandas da empresa, contribuindo para melhorar a gestão operacional do negócio. Porém, a implantação de qualquer uma delas é muito vantajosa, pois todas são capazes de otimizar uma rotina operacional.

Agora, conheça também as principais vantagens proporcionadas pela adoção dos serviços em nuvem:

Mais segurança

Servidores e data centers de empresas que proporcionam o dispositivo para armazenamento em nuvem (Google, Microsoft, IBM etc.) são muito mais potentes do que servidores locais, além de seguirem rigorosos protocolos de segurança, com sistemas de backup e redundância. Só os padrões internacionais de proteção, como SSL, a criptografia avançada e a tecnologia cloud computing oferecem medidas eficazes contra a invasão de hackers e a contaminação das informações por vírus.

Economia nos custos operacionais e sustentabilidade para o planeta

As empresas que contratam os recursos em nuvem pagam apenas por aquilo que utilizam. O formato contratual solicita apenas o pagamento dos serviços necessários e que de fato são usados. Há redução de gastos com impressão, com compra de materiais de escritório (papel, toner, pastas de arquivamento etc.) e com dispositivos de armazenamentos físicos (hardwares e redes). O uso de dispositivos em nuvem diminui também a necessidade de deslocamentos. Vários procedimentos administrativos podem ser efetuados por meio de tecnologia clould computing, tornando possível elaborar, editar e armazenar arquivos por meio dela.

Maior mobilidade e flexibilidade

Por se tratar de uma tecnologia cujo acesso é feito pelos usuários de maneira remota, esse recurso possibilita aos profissionais autorizados acessarem sistemas e dados da empresa de qualquer lugar e em qualquer momento, agilizando demandas de trabalho. O uso das soluções em nuvem permite ainda a contratação de serviços personalizados e a integração entre ferramentas utilizadas no operacional da empresa (compartilhamento de informações entre softwares diferentes). A flexibilidade dessa tecnologia encontra-se também no contrato firmado que, geralmente, permite alteração nos recursos usados conforme a demanda de serviços da empresa.

Enfim, em todos os processos coorporativos, existem vantagens em se recorrer a hospedagem em nuvem. Certamente, é o elemento técnico responsável por integrar equipes internas, setores e até filiais das empresas.

A capacidade de centralização de dados permite o acesso remoto a informações, ou seja, o compartilhamento instantâneo de dados. E isso é essencial para elevar a produtividade dos colaboradores da empresa.

Conteúdo continua após a publicidade.

Agora que você já conhece os inúmeros benefícios das plataformas de arquivamento em nuvem, contrate a plataforma que pode oferecer essa experiência tecnológica mais positiva. Não esqueça que para isso é essencial contratar também um excelente provedor de internet.

Conte com a Net Jacareí para elevar a maturidade digital da sua equipe e expandir os seus negócios! Entre em contato pelo telefone e WhatsApp (12 3954-0450) e descubra que temos o melhor plano para a sua empresa!

Acompanhe nosso Blog e fique por dentro de todas as novidades, dicas e informações.

Sugestões Para Você

Dicas

A Net Jacareí já está oferecendo, aos seus assinantes, o serviço “Ponto Extra”, que vai acabar com o problema de locais onde o sinal...

Dicas

Alguns de nós têm o hábito de compartilhar a internet com os vizinhos, mas você sabia que é perigoso fornecer a senha Wi-Fi de...

Sticky Post

Agora, a Net Jacareí está oferecendo aos assinantes o Wi-fi extra. Solução para quem reside em casas muito grandes ou com mais de 1...

Dicas

Se, antes da Pandemia, sua família já usava a internet muitas horas por dia, hoje passou a usar quase em tempo integral, cada um...