Connect with us

O que você procura?

Dicas

O verão está chegando com força total e precisamos proteger nossa pele

Dezembro é voltado para o alerta sobre os cuidados com a pele. É o mês de conscientizar toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele.

Desse modo, assim como em Outubro e Novembro promovemos a prevenção do câncer de mama e próstata, em Dezembro é a vez de fazer as pessoas saberem sobre o câncer de pele, as principais medidas para evitá-lo e o surgimento de problemas avançados. 

Por isso a Net Jacareí apoia e ajuda a divulgar o Dezembro Laranja. O objetivo principal é conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce desse tipo de câncer, mas continua muito necessário reforçar sobre a necessidade de se proteger do sol.

O câncer da pele é o tipo mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Porém, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Sabe-se que o perfil mais afetado é o de pessoas de pele clara acima dos 40 anos. No entanto, embora o câncer de pele se desenvolva mais nessa faixa etária, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) aponta que a principal causa é a exposição prolongada ao sol durante a infância e a adolescência, com impactos tardios nas células cutâneas.

Vale a pena lembrar também que a exposição em câmaras de bronzeamento artificial e o histórico familiar de câncer de pele são outros fatores de risco.

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza diferentes ações, em parceria com instituições públicas e privadas, para informar a população sobre as principais formas de se prevenir e para incentivar consultas com médicos especializados para diagnóstico e tratamento. 

Nesta semana, a campanha completa oito anos e promove, em todo o país, o início de ações que fortalecem a importância da informação (e educação em saúde) para a prevenção do câncer de pele.

É importante enfatizar que o câncer da pele é uma doença séria e que a conscientização sobre como evitá-la deve começar na infância.

Como se prevenir do câncer de pele?

Conheça algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença na prevenção ao câncer de pele:

Conteúdo continua após a publicidade.

Usar o filtro solar corretamente – Protetores devem ser aplicados todos os dias, mesmo quando não há exposição direta ao sol. O fator de proteção solar (FPS) recomendado é de 30, pelo menos, mas pode ser maior dependendo do tipo de pele.

Investir em roupas e acessórios especiais – Ao se expor ao sol, vale a pena utilizar acessórios como óculos escuros, bonés ou chapéus. Além disso, algumas roupas têm fator de proteção ultravioleta (FPU).

Exposição ao sol com moderação – É importante tomar sol diariamente, mas essa exposição deve ocorrer antes das 10h e após as 16h, evitando o intervalo que apresenta maior incidência de raios ultravioletas.

Prestar atenção aos sintomas – Observe a sua pele regularmente e, caso note sinais como pintas novas, manchas e outras alterações, procure um médico especialista.

Como você viu, o fator de risco para o câncer de pele pode ser reduzido com medidas de proteção à exposição solar.

O Brasil é um país bastante ensolarado na maior parte do ano. Por isso torna-se ainda mais importante ajudar a espalhar essa cultura de prevenção, o que pode trazer impactos significativos na incidência dos casos.

Neste ano, o verão chegou com força total e a Net Jacareí, em seus canais de comunicação, desde o início do mês, deseja propagar a importância sobre os cuidados com a pele. 

A mobilização visa disseminar informações sobre a prevenção, sempre ressaltando a necessidade de a sociedade olhar com atenção para a própria saúde, visitando um médico especialista regularmente, desde jovem.

A Net Jacareí acredita que a informação pode transformar e melhorar a vida de todos nós.

Atenção: A informação existente nesse texto pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre o seu médico de confiança. 

Conteúdo continua após a publicidade.

Sugestões Para Você

Dicas

A Net Jacareí já está oferecendo, aos seus assinantes, o serviço “Ponto Extra”, que vai acabar com o problema de locais onde o sinal...

Dicas

Alguns de nós têm o hábito de compartilhar a internet com os vizinhos, mas você sabia que é perigoso fornecer a senha Wi-Fi de...

Sticky Post

Agora, a Net Jacareí está oferecendo aos assinantes o Wi-fi extra. Solução para quem reside em casas muito grandes ou com mais de 1...

Dicas

Se, antes da Pandemia, sua família já usava a internet muitas horas por dia, hoje passou a usar quase em tempo integral, cada um...