Connect with us

O que você procura?

Dicas

O home office veio para ficar

No ano passado, logo em março, diversas companhias adotaram o trabalho a distância para manter suas operações em pleno funcionamento, diminuindo a exposição dos funcionários e o impacto financeiro causado pela pandemia.

Após a flexibilização em diversos estados do país, muitas empresas continuaram com o modelo home office, enquanto outras mantiveram parte significativa das suas equipes no trabalho remoto.

Mesmo sabendo que o home office já se instalou – e com sucesso –, ainda surgem dificuldades, tanto para os profissionais que estão produzindo em casa, quanto para as empresas que estão orientando e recebendo essa produção.

Algumas pessoas sentem mais dificuldade, mas o home office é possível para todas, quando se cria o hábito e o ambiente adequado. Por isso, vale a pena listar dicas de como podemos otimizar o trabalho em casa. Mas, antes, vamos levantar as vantagens desse formato de trabalho e o papel da liderança nas empresas.

Vantagens do formato home office

Tempos atrás, o formato home office era visto como uma estratégia de otimização e até de modernização. Em poucas semanas, virou questão de sobrevivência.

Hoje, após a adaptação, muitos profissionais se sentem mais produtivos, pois conseguem realizar, com mais agilidade, as demandas do trabalho. Economizam tempo até mesmo por não existir a necessidade de deslocamento da casa até a empresa.

Já podemos observar o lado bom dessa mudança para colaboradores e empregadores: os funcionários podem produzir onde se sentem mais confortáveis, enquanto as empresas podem economizar com os custos na manutenção de todos os empregados em escritórios. Mas as vantagens para as empresas vão muito além, pois muitas ganharam com inovação, soluções criativas e resultados.

O papel da liderança

Vale a pena destacar que o sucesso do home office depende também dos líderes nas empresas – profissionais responsáveis por equipes/grupos de trabalho. Os gestores devem encontrar meios de monitorar e oferecer estrutura para os colaboradores não perderem o ritmo.

Conteúdo continua após a publicidade.

É papel da liderança orientar os profissionais quanto ao horário de expediente e como manterem o contato diário. Organizar reuniões virtuais semanais também é tarefa dos líderes, assim como reforçar os recursos de comunicação virtual.

 

Dicas importantes para manter-se produtivo no formato home office

A colaboração dos familiares é muito importante. Filhos, marido e esposa precisam compreender que, apesar de ter o pai (marido) ou a mãe (esposa) em casa, no horário comercial, eles não estão disponíveis, o tempo todo, e precisam se dedicar ao trabalho.

Leila Arruda – coach de alta performance – avalia que, para conseguir trabalhar bem em casa, é preciso ter um ambiente específico para desempenhar as atividades. Estabelecer as prioridades das demandas e deixar claro os intervalos de trabalho – alinhados com os horários da família – também são dicas valiosas.

A organização torna-se fundamental para a produtividade do trabalho remoto. Ter uma rotina como acordar e ligar o computador, sempre no mesmo horário, além de tirar o pijama e não abandonar os hábitos de higiene, são condições essenciais para se manter um ritmo de trabalho positivo e saudável.

Evitar trabalhar perto de televisores, camas e sofás – atraem nossa atenção – e passar um tempo sem mexer no celular são estratégias para manter o foco por mais tempo. Pausas durante o serviço também são importantes. Após uma hora de dedicação ao trabalho, vale a pena fazer um intervalo para tomar um copo de água ou uma xícara de café.

Hoje, sabe-se que o home office é indicado para muitos tipos de profissionais. Trabalhar em casa exige apenas adaptação, mas sabemos que a boa performance depende também da qualidade das ferramentas de comunicação e da internet disponível.

Para alcançar uma ótima performance no modelo Home Office, experimente a internet de fibra óptica e banda larga da NET JACAREÍ.  O ano está iniciando e você ainda pode adquirir uma internet ultrarrápida e de qualidade. Conheça nossos planos!

 

Conteúdo continua após a publicidade.

Gostou dessas dicas? Acesse blog da Net Jacareí e fique por dentro das novidades!

 

Sugestões Para Você

Dicas

A Net Jacareí já está oferecendo, aos seus assinantes, o serviço “Ponto Extra”, que vai acabar com o problema de locais onde o sinal...

Dicas

Alguns de nós têm o hábito de compartilhar a internet com os vizinhos, mas você sabia que é perigoso fornecer a senha Wi-Fi de...

Sticky Post

Agora, a Net Jacareí está oferecendo aos assinantes o Wi-fi extra. Solução para quem reside em casas muito grandes ou com mais de 1...

Dicas

Se, antes da Pandemia, sua família já usava a internet muitas horas por dia, hoje passou a usar quase em tempo integral, cada um...