Connect with us

O que você procura?

Campanhas Sociais

Entre na onda do Outubro Rosa!

A prevenção de doenças é uma prática que precisa entrar na rotina da população.

Além de evitar o surgimento de problemas avançados, campanhas como Outubro Rosa que conscientizam sobre exames preventivos, promovem a qualidade de vida.

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente no mês de outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A mobilização visa disseminar informações sobre a prevenção, ressaltando a necessidade de as mulheres olharem com atenção para a própria saúde, fazendo o autoexame e a mamografia.

Durante o mês de outubro, são diversas as instituições que abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem esses exames tão importantes.

Iniciativas como essas são fundamentais para a conscientização sobre a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

A Net Jacareí, empresa engajada em fomentar qualidade de vida, apoia e abraça a campanha Outubro Rosa. Sendo assim, promove iniciativas de conscientização dentro da empresa, assim como divulga a campanha em suas redes sociais.

Como surgiu o movimento Outubro Rosa?

O movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A fundação organizou um evento chamado “Corrida pela cura”, em Nova Iorque, para arrecadar fundos para pesquisas.

Conteúdo continua após a publicidade.

Ainda não havia instituições públicas ou privadas envolvidas.

A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

Mas, desde meados dos anos 80, políticas públicas nessa área já eram desenvolvidas no Brasil, e passaram a ser impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1998.

No Brasil, a primeira ação para divulgar a campanha ao grande público aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera (em São Paulo), com a iluminação na cor rosa do Obelisco e Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas e eventos em comemoração ao Outubro Rosa tornaram-se cada vez mais frequentes. Diversas entidades passaram a iluminar prédios e monumentos para transmitir a mensagem “A prevenção é muito importante!”.

Desde então, a data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

Com a contínua adesão, observa-se que o Outubro Rosa tem proporcionado maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade entre as mulheres.

Sobre o câncer de mama

Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. 

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratada adequadamente e em tempo oportuno, apresenta bom prognóstico.

Conteúdo continua após a publicidade.

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial, com exceção dos casos de câncer de pele não melanoma.

A importância da mamografia

O INCA alerta que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.


Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.


Além disso, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais, nem sintomas suspeitos) em mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

 
A recomendação brasileira segue a orientação da Organização Mundial da Saúde e de países que adotam o rastreamento mamográfico.

 
A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.


Mulheres com risco elevado de câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação e definição da conduta a ser adotada, já que diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura.

A Net Jacareí, em seus canais de comunicação, apoia iniciativas e hábitos que contribuam para melhorar a saúde e a qualidade de vida da sociedade, buscando sempre conscientizar e propagar a importância sobre os cuidados necessários.

Sempre abraçaremos campanhas como o Outubro Rosa, visando levar informações importantes para o maior número possível de pessoas. Acreditamos que a informação pode transformar e melhorar a vida de todos nós.

Conteúdo continua após a publicidade.

Sugestões Para Você

Dicas

A Net Jacareí já está oferecendo, aos seus assinantes, o serviço “Ponto Extra”, que vai acabar com o problema de locais onde o sinal...

Dicas

Alguns de nós têm o hábito de compartilhar a internet com os vizinhos, mas você sabia que é perigoso fornecer a senha Wi-Fi de...

Sticky Post

Agora, a Net Jacareí está oferecendo aos assinantes o Wi-fi extra. Solução para quem reside em casas muito grandes ou com mais de 1...

Dicas

Se, antes da Pandemia, sua família já usava a internet muitas horas por dia, hoje passou a usar quase em tempo integral, cada um...