O quinto dia útil de março cai somente no dia 12 e muita gente já está desesperada por conta disso. Afinal, o Carnaval está logo aí, e quem já não tinha previsto esse possível “perrengue” financeiro nos dias de folia já está escolhendo entre curtir um ou outro bloquinho bebendo cerveja barata, ou ficar em casa assistindo à Netflix.
E, para quem vai acabar ficando em casa mesmo com a grana “curta”, que tal deixar a Netflix de lado um pouco e curtir coisas interessantes e divertidas na internet, sem pagar nada extra por isso? Confira as dicas gratuitas de fevereiro:
Seus favoritos a qualquer hora, em qualquer lugar
Que tal aproveitar os dias de folga para finalmente organizar os “trocentos” favoritos que você com certeza tem bagunçados em seu navegador? Faça isso com o Booky.io, serviço gratuito que exporta os favoritos de seu browser como um arquivo de HTML, e então faz a importação para o próprio site. A plataforma mantém as pastas que você criou com cada conteúdo transformando-as em categorias, que são editáveis e, portanto, você pode fazer a organização diretamente por lá.
Então, usando este serviço para armazenar seus favoritos, você consegue acessá-los em qualquer dispositivo, seja no PC, no notebook da empresa ou no celular, independente de qual navegador esteja instalado no aparelho e em qual conta estiver logado no browser. Ou seja, se você estiver usando um computador público na faculdade, por exemplo, nada de fazer login com sua conta Google para acessar um favorito de seu Chrome: com tudo estando armazenado no Booky.io, é só acessar seu favorito por ali mesmo.
Colorindo ilustrações de instituições culturais, históricas e científicas
Livros de colorir se tornaram uma febre nos anos mais recentes, com até mesmo aplicativos para celular trazendo imagens a serem coloridas digitalmente. Assim, além de ser uma atividade relaxante, muita gente pode treinar suas habilidades artísticas, seja com lápis e papel num livro físico, ou digitalmente. E o site Color Our Collectionsoferece coleções temáticas de figuras liberadas de várias instituições culturais e científicas, como museus por exemplo, ao redor do mundo — tudo em preto e branco para você colorir como quiser. As coleções são disponibilizadas em .PDF e você pode simplesmente baixar para colorir no computador, ou imprimir para colorir à mão.
O site libera coleções semanais com novos pacotes gratuitos, e um exemplo é a coleção abaixo repleta de imagens contando a história da aviação e dos veículos militares dos Estados Unidos:
Cinema soviético e russo com legendas
Existe um serviço de streaming gratuito chamado Soviet Movies Online que, como o nome já diz, oferece filmes de produções russas, desde a época da União Soviética. Todos os títulos têm legendas em inglês, e há alguns filmes também com legendas em português e outros idiomas.
Ali, é possível pesquisar filmes por gêneros (como comédia, ficção científica e animação, por exemplo), também sendo possível filtrar a exibição de acordo com os incluídos mais recentemente, com a classificação deles no IMDb, com a quantidade de visualizações e com o idioma disponível nas legendas. Ou seja, se você quiser encontrar apenas filmes russos de sci-fi com legendas em português, é fácil e rápido descobri-los.
Há um acesso pago para o site, mas quem paga apenas garante a dispensa de publicidade nos vídeos, pois o catálogo é aberto para todos os usuários, mesmo os não pagantes. Um clássico soviético de ficção científica, por exemplo, é Solaris, lançado em 1972 e disponível para assistir de graça na plataforma.
Encontrando o filme perfeito para você que quer fugir do Carnaval
E se você está mesmo comprometido a passar o Carnaval maratonando séries e filmes, o app MateRate está aí para ajudá-lo a encontrar o filme perfeito de acordo com seu perfil. O aplicativo disponível para Android e iOS e funciona assim: ao se cadastrar o usuário pode avaliar pelo menos dez filmes e, a partir dessas avaliações, o sistema prevê como o usuário avaliaria cada um dos filmes cadastrados na plataforma.
Então, os filmes recebem um selo com reações como “boo”, “grr”, “hmm”, “yeah” e “wow” — sendo este último a nota máxima. Mas, claro, se algum filme marcado como “hmm”, indicando que ele pode ser mais ou menos do gosto do usuário, for assistido e a pessoa gostar demais dele, é possível mudar a classificação para que o sistema entenda ainda melhor como são seus gostos da sétima arte.
O MateRate indica ainda em qual plataforma de streaming cada filme está disponível, e também exibe o valor da assinatura de cada plataforma ou o preço da aquisição individual em lojas que trabalham dessa maneira. Assim, o usuário tem ainda mais informações para decidir a qual filme ou série vai assistir, levando em consideração não somente a compatibilidade, mas também o preço a ser pago caso ele ainda não assine a plataforma que exibe o título.
Já para os filmes em cartaz nos cinemas, o app indica as salas de exibição mais próximas e é possível, com um único clique, ser direcionado à compra de ingressos. Ainda, caso seu “date” também seja usuário do MateRate, o sistema combina os perfis das duas pessoas para dar um “match” nos títulos que provavelmente agradarão a ambos.
E-book sobre consciência cibernética
Finalizando as dicas gratuitas de fevereiro, vimos este e-book chamado consciência cibernética [?], que é gratuito para baixar para Kindle na Amazon. E quando falamos “baixar para Kindle” não estamos falando apenas para quem tem o dispositivo físico Kindle: o e-book é compatível com o app Kindle, que você pode baixar de graça e instalar em seu celular ou tablet, sem precisar necessariamente comprar um Kindle.
A descrição do livro fala que, a partir de um olhar artístico sobre a evolução das máquinas, o conjunto de artigos e obras apresentadas na publicação questiona se as máquinas terão mesmo a capacidade de ultrapassar funções até então executadas apenas pelo cérebro humano, dando a perspectiva de vários autores quanto ao tema em um só livro de 132 páginas, lançado pela editora do Itaú Cultural.