O hábito de compras dos consumidores mudou e, assim, tornou-se necessário adaptar-se à essa nova forma de comprar, visando garantir o melhor desempenho ou até a sobrevivência das empresas.
Vender na internet é mais fácil do que as pessoas imaginam. Existem passos específicos, mas simples, para entrar no mercado digital.
Fazer uma boa gestão, desde o início, é essencial para promover uma loja virtual com sucesso… E isso é possível, sem sofrimento. A seguir, listamos seis dicas detalhadamente.
1.DEFINA O PRODUTO
O primeiro passo é saber exatamente o que você vai oferecer/vender.
Para conseguir definir o seu produto (e saber melhor como vendê-lo na internet), vale a pena focar em um hobby ou estilho de vida: se for sobre gastronomia, tentar investir em vídeos de receitas; se for sobre musculação, elaborar dicas de exercícios. Nesses dois casos, ajudará também ficar claro a quais segmentos de público o conteúdo se dirige.
2. FAÇA O PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO
Após definir o produto, saber como vender na internet fica muito mais simples. No entanto, para estruturar e começar a promover a loja virtual de seu produto, é necessário pesquisar e planejar tudo que está relacionado ao seu empreendimento. Responda as seguintes perguntas:
Quem é o público-alvo?
Qual é a situação do mercado em que seu produto vai atuar?
Quem são os seus concorrentes?
Quais recursos disponíveis para investimento?
Qual o diferencial da sua loja virtual?
3. DEFINA O PÚBLICO-ALVO E A PERSONA
É preciso saber para quem seus produtos serão oferecidos. Por isso, definir o seu público-alvo e a sua persona é essencial para programar todas as suas ações.
Público-alvo simboliza a sua audiência de modo geral. Com os dados colhidos, você consegue descobrir a idade, o gênero, a localização, a escolaridade, a classe social dos seus clientes.
Já a persona representa o cliente ideal do seu negócio. É ela quem traz detalhes específicos sobre cada consumidor dos seus produtos e serviços. Mas é a definição do público-alvo, que dá uma noção para criar a persona, o personagem semifictício do cliente ideal.
4. ESCOLHA A PLATAFORMA DE VENDAS
Escolher uma plataforma de vendas é um passo muito importante para promover sua loja virtual. A plataforma, normalmente, já inclui o sistema de pagamento, a infraestrutura necessária e a segurança para os clientes pagarem com confiança. A plataforma WordPress, por exemplo, oferece inúmeros temas para que as lojas virtuais sejam interativas e atraiam os seus consumidores.
5.DEFINA AS FORMAS DE PAGAMENTO
Há três tipos de formas de pagamento que você pode utilizar:
Intermediadores: são empresas que terceirizam o pagamento dos clientes. Um grande exemplo é o PagSeguro;
Gateways: são as ferramentas já presentes nas lojas virtuais, mas que são administradas por bancos;
Integração direta: é um sistema capaz de conectar a sua loja virtual com as operadoras de cartão Cielo e Rede.
6. DEFINA AS POLÍTICAS DE ENVIO, TROCA E DEVOLUÇÃO DOS PRODUTOS
É preciso definir também boas políticas de troca e devolução de produtos. Afinal, quando não fica bem definido, alguns clientes insatisfeitos podem entrar com processos judiciais em defesa do consumidor. Mas mais importante que evitar esse tipo de problema, é a satisfação de seu cliente.
A logística do envio e da entrega de produtos também deve ser avaliada no momento de promover loja virtual. Para isso, leve em conta os seguintes fatores: recebimento dos produtos; estoque de todos os itens; envio dos pedidos para as transportadoras; rastreamento dos produtos enviados; controle de entregas nas mãos dos clientes.
Estar de acordo com as políticas de envio e devolução é extremamente importante para a loja virtual manter a satisfação do cliente.
Existem outros detalhes importantes para o seu negócio virtual dar certo.
Contrate profissionais que realmente sabem fazer o que você precisa. Se o seu objetivo é promover sua empresa por meio de conteúdos, contrate redatores. Se deseja um layout muito especial para a sua loja virtual, contrate um designer. Ou seja, tenha especialistas em sua equipe.
Lembre-se que o universo digital dispõe de ferramentas que ajudam vender na internet. É possível anunciar os seus produtos utilizando essas ferramentas, o que costuma resultar em promoção de vendas bem elaborada. Investir no Google Ads, a plataforma de anúncios pagos do próprio Google, por exemplo, faz sua loja aparecer nas primeiras buscas do Google, entre outros buscadores online.
Se você tem uma boa ideia e não sabia por onde começar, agora já não tem mais desculpas. É hora de arregaçar as mangas e criar sua loja virtual, mas não esqueça de contratar uma internet banda larga de qualidade. Conheça os planos da NetJacareí e se surpreenda!
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