Connect with us

O que você procura?

Dicas

Atividades de férias para fazer com as crianças em casa

Em período de férias, como manter as crianças entretidas costuma ser uma preocupação comum entre a grande maioria dos pais. Assim como oferecer horas de diversão com qualidade.

Nossos filhos crescem muito rápido! Vale a pena planejar uma programação de férias especial ao lado deles, construindo bons momentos no presente e recordações especiais para o futuro.

Os pequenos esperam bastante pelas férias, sobretudo por ser possível brincar por horas a fio, sem compromisso com as tarefas da escola e necessidade de dormir cedo.

Para as crianças, é época de aproveitar ao máximo. Já para os pais, pode significar semanas inteiras em que precisam evitar o tédio e ocupar o tempo dos filhos, principalmente porque muitos ficarão vários dias dentro de casa.

A Net Jacareí quer ajudar os pais a tornarem as férias de seus filhos mais divertidas, oferecendo dicas para a família organizar momentos de lazer com qualidade.

Preferencialmente, queremos ver os pais brincando e participando ativamente do dia a dia dos filhos, ao mesmo tempo que auxiliam no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

Sendo assim, antes de mais nada, tente organizar um cronograma semanal. Ter um roteiro brevemente estruturado poderá ajudar bastante, possibilitando que a família aproveite melhor esse período.

Porém, o cronograma pode ser planejado junto com os filhos, incluindo listas com as atividades que eles mais gostam e com aquelas que eles têm vontade de experimentar.

É interessante também que os adultos sugiram atividades educativas, como momentos de leitura, jogos que trabalhem socialização e raciocínio, atividades manuais (artesanato), etc. Existem muitas dicas de recreação especial – que ajudam a criança a estreitar os laços entre aprendizado e lazer – disponíveis na internet.

São inúmeras as ideias para famílias de todos os tipos e tamanhos curtirem as férias, mas destacamos quatro programações que podem tornar esse período de descanso inesquecível para o seu filho.

Conteúdo continua após a publicidade.

1. Sessões de cinema

Separar duas tardes para fazer maratona de filmes é uma ótima maneira de curtir as férias com os pequenos — e isso pode ser feito com crianças de todas as idades.

Dá para escolher aqueles que têm sequências ou selecionar versões de um mesmo tema ou personagem. Há diversos filmes, séries e desenhos disponíveis em streamings e portais gratuitos de cinema (principalmente em sites infantis).

Muito gostoso também é poder assistir a uma produção que seja a adaptação cinematográfica de um livro que a criança leu. A sessão fica ainda mais interessante, se ao final do filme, os pais pedirem para ela apontar os detalhes bem diferentes daqueles que imaginou para os personagens ou cenários, quando realizou a leitura da obra literária.

As crianças vão querer contribuir com a lista de filmes e elas gostam de pesquisar as sinopses na internet e assistir aos trailers, quando podem descobrir mais sobre o enredo e os personagens.  Vão achar muito divertido assistir aos filmes escolhidos por elas mesmas.

No dia da sessão de cinema, a família não pode esquecer de estourar pipoca e criar um clima ou cenário de cinema. As crianças adoram participar dos preparativos!

2. Acampadentro

Que tal viajar sem sair de casa? Isso mesmo: essa é a ideia de acampadentro –  acampar dentro de casa. É a atividade ideal para quebrar a monotonia e manter as crianças entretidas por muitas horas seguidas.

Acampar na sala de casa – não precisa ser no quintal caso você more em apartamento –  tem tudo para agradar não só as crianças, mas também os adolescente e os adultos.

Aproveite para separar algumas brincadeiras de acampamento, como baralhos, jogos de tabuleiro e de cartas. Campeonato de piadas, histórias de suspense, Stop e Imagem e Ação sempre fazem sucesso.

Conteúdo continua após a publicidade.

A família inteira vai deixar de lado o celular, o game e a televisão. Será um momento para se conectar intensamente com quem mora no mesmo lar. Deixe o pet participar, caso a família tenha algum.

3. Escrever um livro

Dedicar um tempo à leitura deve ser um hábito sempre incentivado, não só nas crianças. Mas principalmente nas férias escolares, elas desejam escolher os títulos.

Porém, tão interessante quanto as horas dedicadas à leitura seria a possibilidade de oferecer à criança tempo para redigir o seu próprio livro. Nessa atividade, ela vai poder trabalhar diversas habilidades, que vão desde a leitura e a escrita até a imaginação e a criatividade.

Além disso, as crianças terão a oportunidade de explorar narrativas ou outros gêneros textuais. Esses podem ser apresentados a elas, deixando que pesquisem e descubram diferentes estilos de livros.

O tipo de livro que irão elaborar e escrever dependerá da idade de cada criança. As menores podem fazer por meio de desenhos (tipo história em quadrinhos), já as maiores podem caprichar mais nos textos, mas também fazerem as ilustrações, se desejarem.

4. Máquina do tempo

Imaginar sobre o futuro é bem gostoso tanto para adultos quanto para as crianças e dá para explorarmos essa expectativa até mesmo para ocuparmos e entretermos nossos filhos.

Os pais podem orientar as crianças a escreverem ou desenharem coisas que elas gostariam que o futuro nos trouxesse ou sobre como elas pensam ser/estar quando tornarem-se adultas.

Essa atividade pode ocupar vários dias da semana, dependendo da forma que for organizada. Pode envolver pesquisas, colagens em cartolina ou recortes de revistas em caixas. Listas com os lugares que elas gostariam de conhecer seriam super bem-vindas.

Conteúdo continua após a publicidade.

Experimente essas propostas da Net Jacareí e permita que seus pequenos aproveitem para valer as férias, mesmo dentro de casa – sem deixar de proporcionar e incentivar, é claro, atividades ao ar livre. Brincar, correr no parque e no quintal, ou andar de bicicleta, patins e skate precisam fazer parte das férias das crianças.

É preciso registrar que os pais, além de cuidarem das atividades recreativas dos filhos, precisam encontrar tempo para descansar e desfrutar de uma programação exclusivamente adulta, tipo um jantar a luz de velas após a criança dormir.

Lembre-se também de evitar encher os pequenos de atividades. Essa situação pode ter um efeito inverso do desejado, deixando de proporcionar prazer e aprendizado. Excesso de atividades, em qualquer período, podem sobrecarregar, estressar e provocar desinteresse ou apatia.

Uma boa maneira de evitar a ansiedade e a agitação dentro de casa seria poder combinar essas recreações especiais com momentos relaxantes, como um banho quentinho e bem perfumado ou uma atividade de jardinagem (plantar, pegar na terra, regar e ver as plantas nascerem) – contato com a natureza é muito benéfico.

Recomendamos ainda meditação – criança também curte um alongamento ou automassagem, deitada em um ambiente calmo e escuro. Para esse momento especial, vale a pena uma playlist zen. Você pode mostrar diversas músicas para a criança e deixá-la escolher as que fazem se sentir relaxada.

A Net Jacareí sabe o quanto os meses de férias são esperados pelos pequenos, mas que dentro de casa, nem sempre é fácil para a família entretê-los de forma adequada e proveitosa.

Esperamos que nossas dicas possam transformar as férias de seus filhos em um misto de prazer e aprendizado. Independentemente da atividade escolhida, queremos ver sua família unida e se divertindo bastante.

Sugestões Para Você

Dicas

A Net Jacareí já está oferecendo, aos seus assinantes, o serviço “Ponto Extra”, que vai acabar com o problema de locais onde o sinal...

Dicas

Alguns de nós têm o hábito de compartilhar a internet com os vizinhos, mas você sabia que é perigoso fornecer a senha Wi-Fi de...

Sticky Post

Agora, a Net Jacareí está oferecendo aos assinantes o Wi-fi extra. Solução para quem reside em casas muito grandes ou com mais de 1...

Dicas

Se, antes da Pandemia, sua família já usava a internet muitas horas por dia, hoje passou a usar quase em tempo integral, cada um...