Se o mês de outubro é voltado para a conscientização sobre o câncer de mama, o mês de novembro tem como alvo o câncer de próstata.
Chegou a vez de conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata.
A campanha realizada mundialmente, no penúltimo mês do ano, possui a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer que afeta o sexo masculino.
Vale a pena reforçar que, além de evitar o surgimento de problemas avançados, campanhas como Novembro Azul, que conscientizam sobre exames preventivos, promovem a qualidade de vida.
A mobilização visa disseminar informações sobre a prevenção, sempre ressaltando a necessidade de os homens olharem com atenção para a própria saúde, realizando os exames anuais e regulares.
Trata-se também de uma campanha essencial para a quebra de tabus e não só para a divulgação de informações significativas sobre a doença, já que o diagnóstico envolve o toque retal, um exame ainda cercado de preconceito e com muitos homens relutando em realizá-lo.
Durante todo o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar homens a realizarem esses exames tão importantes. E a Net Jacareí, engajada em promover qualidade de vida, é uma das empresas que apoia e reforça o Novembro Azul.
Mais uma vez, vamos promover iniciativas de conscientização dentro da empresa e divulgar esta campanha imprescindível em nossas redes sociais.
Como surgiu o movimento Novembro Azul?
O movimento internacional de conscientização sobre o câncer de próstata surgiu em 2003 na Austrália (Melbourne), com um grupo de amigos que decidiu deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina.
Tudo começou a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, que estavam se divertindo em um pub ao cogitarem usar um bigode, que estava fora de moda na época.
Inspirados pela campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, Travis e Luke tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina.
Escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer já que, no dia 17, comemorava-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.
Naquele ano, aproximadamente 30 amigos aceitaram participar da campanha e, como muita gente se interessava pelos bigodões, a história foi se espalhando.
No ano seguinte, surgiu a Movember Foundation – o nome veio da junção das palavras moustache (“bigode”) e November (“novembro”) –, uma organização sem fins lucrativos que visava à arrecadação de fundos para o combate ao câncer de próstata.
Também foi criada uma plataforma on-line para receber doações, na qual os homens podiam compartilhar fotos da evolução de seus bigodes durante o mês.
Com o passar dos anos, a campanha atraiu cada vez mais participantes e se espalhou para mais de 20 países, passando a ser conhecida também como No-Shave November, algo como “novembro sem barbear”.
É por esse motivo que, mais do que deixar apenas o bigode crescer, observamos alguns homens cultivando também a barba durante este mês.
As mulheres, por sua vez, são incentivadas a participar da campanha usando bigodes falsos e roupas na cor azul, que simboliza a luta contra o câncer de próstata, motivo que tornou o movimento conhecido como Novembro Azul, aqui no Brasil.
Sobre o câncer de próstata
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, perde apenas para o câncer de pele do tipo não melanoma.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).
Para o INCA, mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (toque retal e PSA), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) e não dá sinais, nem ameaça a saúde do homem.
A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou de pessoas sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.
No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
O diagnóstico é feito através da biópsia prostática por via trans-retal ou trans-perineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética. A indicação de biópsia depende do toque retal e dos valores de PSA.
Homens com risco elevado de câncer de próstata devem conversar com seu médico (urologista) para avaliação e definição da conduta a ser adotada, já que diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura.
A Net Jacareí, em seus canais de comunicação, apoia iniciativas e hábitos que contribuam para melhorar a qualidade de vida, buscando sempre conscientizar e propagar a importância sobre os cuidados com a nossa saúde.
Como já alertamos aqui, em outros textos, a prevenção de doenças é uma prática que precisa entrar na rotina da população.
Por isso, abraçamos campanhas como o Novembro Azul, visando levar informações importantes para o maior número possível de pessoas.
Acreditamos que a informação pode transformar e melhorar a vida de todos nós.
Atenção: A informação existente nesse texto pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre o seu médico de confiança.