O retorno gradual das aulas presenciais exigiu, novamente, que os educadores se reinventassem. Dessa vez, para se adequar às propostas de revezamento de alunos, manutenção do distanciamento e outras condutas que buscam a segurança do ambiente escolar.
O ensino híbrido encaixa-se nesse sistema de rodízio dos estudantes. Porém, mais do que resolver os problemas deste período em que ainda vivenciamos a pandemia, essa metodologia visa estimular a prática do aprender a aprender, permitindo às crianças e jovens tornarem-se protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.
No estado de São Paulo, de modo geral, as propostas para o retorno às aulas estabeleceram um rodízio de alunos para se reduzir as aglomerações nas escolas. Com essa perspectiva, os professores encontraram o desafio de pensar em estratégias que combinem atividades presenciais e não presenciais – característica que embasa o ensino híbrido. Mas quão familiarizados os pais estão com essa abordagem pedagógica?
O que é ensino híbrido?
Segundo a Clayton Christensen Institute, nos Estados Unidos, ensino híbrido é: “um programa de educação formal no qual um aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, lugar, modo e/ou ritmo do estudo e, pelo menos em parte, em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência”. O modelo, portanto, mescla estratégias de ensino off-line com estratégias digitais, possibilitando personalizar o ensino para atender melhor às necessidades de cada estudante.
Vantagens do ensino híbrido
No modelo híbrido, o professor pode explorar o potencial dos dois ambientes: as interações das aulas presenciais e os recursos digitais do ensino remoto.
A nova abordagem permite adotar a dinâmica das chamadas metodologias ativas, que propõem um aluno mais ativo na construção do próprio conhecimento. Outro benefício é a possibilidade do docente dedicar mais tempo às dúvidas dos alunos, com o acompanhamento mais próximo e individual.
A sistematização das aulas ocorre tanto presencial quanto remotamente e sem perder a ideia do educador como mediador do processo, explicando o conteúdo, organizando discussões sobre os temas ou atividades, propondo uma conclusão conjunta que consolida os conteúdos explorados.
Dicas para um ambiente e postura adequados ao ensino remoto
O ensino remoto, que pode fortalecer a autonomia dos alunos no próprio aprendizado, continua no ensino híbrido. Sendo assim, vale a pena seguir as orientações, já enumeradas em 2020, que visam aumentar a concentração e o interesse dos estudantes nas aulas online.
- Escolher local claro, arejado, silencioso e sem estímulos extras (ex: presença de pets e tv) que atrapalhem a concentração.
- Manter a rotina: acordar e preparar-se com antecedência, alimentar-se, escovar os dentes e vestir o uniforme.
- Assistir aula sentado e em cadeira confortável, sempre com a garrafinha de água disponível, na mesa ou na escrivaninha. Na hora do intervalo, levantar para fazer o lanche em outro ambiente da casa.
- Tirar as dúvidas com o professor, assim que surgirem, durante a aula online. Se a dúvida persistir, anotar e perguntar também na aula presencial.
- Evitar o celular a qualquer custo. Deixá-lo no modo silencioso.
É preciso olhar para frente
Em 2020, por conta de uma pandemia, diversas reflexões surgiram na Educação e, como todo período desafiador, deixará algumas lições: “Que a gente saia da pandemia olhando para a frente e não para trás”, diz Lilian Bacich, Doutora em Psicologia Escolar (USP), Mestre em Educação (PUC) e diretora da Tríade Educacional. Como uma das lições, a especialista ressalta a importância de olhar para um modelo de ensino que ajude o estudante a desenvolver o protagonismo e a autonomia.
As crianças já voltaram às aulas e estão experimentando mais esse modelo de aprendizagem, mas continuam passando por adaptação e precisando manter-se concentradas, principalmente, quando estão assistindo aula em casa. Por isso, não podemos ignorar que a boa performance de cada uma delas ainda depende também da qualidade da internet disponível.
Para oferecer a estrutura que seu filho precisa, no ano letivo de 2021, experimente a internet de fibra óptica e banda larga da NET JACAREÍ. Você ainda pode adquirir uma internet ultrarrápida e de qualidade. Conheça nossos planos!