Você está satisfeito com o sinal de internet na sua casa? Ele está chegando bem em todos os lugares? Muitas pessoas reclamam que, apesar de terem banda larga, a internet é lenta ou que o sinal cai com frequência. Isso pode ter muitas causas e uma delas é o mau funcionamento ou mau uso do roteador. Por isso, separamos oito dicas para ajudar você a resolver esse problema.
1 – Localização do roteador
É claro que você vai querer que seu sinal de internet chegue ao maior número possível de cômodos e com qualidade. Para isso, posicione seu roteador bem no centro da casa e, de preferência, em local mais elevado. E mais: deixe-o longe de aparelhos de metal ou que emitem ondas eletromagnéticas, como o forno de micro-ondas. Lembre-se também de que quanto mais portas e paredes entre o roteador e o aparelho, mais difícil será a recepção do sinal
2 – Atualize seu roteador
Caso seu roteador seja infectado por um malware, ele pode diminuir sua banda larga e até se espalhar para outros dispositivos. Então o ideal é você sempre manter seu aparelho atualizado, ou seja, periodicamente é preciso trocá-lo por um modelo mais novo. Outra vantagem é que, mesmo que não houver um malware, os roteadores mais modernos têm um desempenho bem melhor que os antigos.
3 – Força na antena
A maioria dos roteadores Wi-Fi vem com antenas pequenas e fracas. A desvantagem das antenas potentes é que elas são muito grandes, mas se você não se importar com isso, é uma ótima forma de evitar a troca do roteador. Outra dica caseira para ampliar o sinal é usar uma latinha de refrigerante ou uma folha de alumínio aberta em volta da antena.
4 – Mude a frequência
Assim como as pistas na rodovia, existem vários canais Wi-Fi nos quais um roteador pode transmitir. O ideal é configurá-lo na faixa do 5 GHz, que tem um espectro mais amplo. Existe uma outra, menos potente, que opera em 2,4 GHz. Se for possível tenha um roteador “dual band” que opera nessas duas faixas.
5 – Tenha uma senha forte
Um sinal de WiFi criptografado, protegido por senha forte, é fundamental para sua segurança e para garantir que você receba a velocidade de internet contratada. Isso evita que seus vizinhos roubem sua conexão; alguns fazem isso por ingenuidade, sem saber que estão lhe prejudicando. Uma senha forte vai evitar esse problema.
6 – Tenha um repetidor de sinal
Esses aparelhos amplificam o sinal de Wi-Fi e o transmitem novamente. Um bom repetidor pode ser instalado em poucos minutos por qualquer pessoa. O processo de instalação geralmente envolve apenas o pressionamento do botão WPS. Assim você consegue que o sinal chegue em todos os lugares que você precisa com qualidade.
Com a Net Jacareí, você pode instalar até 3 equipamentos na mesma edificação do ponto principal para otimizar sua internet. O serviço pode ser contratado através de mensalidade como ponto adicional no mesmo grupo de fatura.
Solicite a avaliação de viabilidade técnica, caso sinta essa necessidade.
7 – Gerencie os aplicativos
Alguns serviços como streaming de música, vídeos e jogos consomem bastante parte do sinal e podem prejudicar a conexão. Para resolver esse problema, opte pelo QoS (Quality of Service), um recurso que lhe permite controlar o volume de dados de acordo com a necessidade específica de cada dispositivo conectado ao Wi-Fi. Isso vai evitar, por exemplo, que seu filme da Netflix fique travando a todo momento.
8 – Reinicie o aparelho periodicamente
Uma reinicialização simples é suficiente para melhorar, consideravelmente, a velocidade Wi-Fi. Ela limpa a memória do roteador e permite a instalação de atualizações. Outra boa dica é desligar o roteador ao sair de casa ou dormir.
Que tal gostou das dicas? Se estiver tendo problemas com seu sinal, experimente colocar algumas dessas dicas em prática!
